Marketing Digital e o novo perfil do Consumidor Digital

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Criar relacionamentos, atrair novos negócios e desenvolver a identidade de uma marca. O Marketing Digital desponta como um conjunto de ferramentas, que são executadas online, com o objetivo de potencializar resultados.
O alcance das ferramentas digitais e as constantes inovações tecnológicas possibilitaram o cruzamento de informações complexas, que revelaram um novo perfil dos compradores online. Quem é o seu público alvo? Para quem você está vendendo? Como você oferece o seu produto no mercado? São apenas algumas perguntas que o Marketing Digital pode responder, gerando resultados significativos e uma audiência qualificada e fiel.

O comportamento do consumidor na internet
O Consumo online é uma tendência que veio para ficar. Os constantes avanços tecnológicos, o acesso móvel, os aplicativos, a inclusão digital e o crescimento da Internet, são fatores que tendem a fortalecer essa modalidade de compra.

As pessoas buscam comodidade, segurança, bons produtos, preço e marcas preocupadas com a satisfação do cliente. O consumidor levou o desejo de ser bem atendido nas lojas físicas, para o universo digital.
Compras na rede: um lugar para todas as tribos

Com o passar do tempo, o receio de comprar pela internet foi ficando de lado. O brasileiro é um verdadeiro entusiasta deste tipo de modalidade de consumo. Nem mesmo a famigerada crise diminuiu a ascensão vertiginosa do e-commerce no país, pelo contrário: o cenário digital ganhou ares de celeiro de oportunidades, concentrando bons resultados em vendas nos últimos tempos.
Segundo dados da Ebit Buscapé, houve um crescimento de 3% no volume de pedidos, em 2015. Com isso, o e-commerce brasileiro movimentou R$ 41,3 bilhões, valor que representa um aumento nominal de 15,3%, se comparado ao registrado em 2014.

A Internet deixou de ser uma ferramenta voltada para o público adolescente ou jovem. A democratização dos meios digitais, a pulverização tecnológica e o avanço das redes sociais revelaram um novo perfil de consumidor, muito mais heterogêneo e, com um forte comportamento de pesquisa – pessoas muito mais atentas aos atributos de um produto ou serviço e na experiência de outros usuários que adquiriram o bem.
A vez do mobile commerce

Uma pesquisa do Instituto Nielsen revelou que os brasileiros, de todas as classes, preferem o wi-fi para se conectar à Internet. Dentre os motivos estão o baixo custo e a mobilidade encontrada para se conectar. Esses dados vem ao encontro de um outro número significativo: quase 80 milhões de usuários de smartphones do país.
Com a preferência pelos dispositivos móveis,é importante que as empresas invistam em sites cada vez mais amigáveis, ou seja, responsivos a todos os tipos de plataformas. Isso potencializa a chance de compra e melhora a experiência do usuário.

Se o seu comprador em potencial está na Internet, utilizando celulares ou tablets, identifique estratégias e meios para conversar diretamente com ele, a partir deste cenário e contexto. Uma mensagem assertiva, convincente e própria para cada mídia utilizada na hora de oferecer um produto ou serviço.
Qual é o perfil do consumidor Online

Pessoas exigentes, criteriosas e com acesso infinito às informações sobre qualquer produto ou serviço. O consumidor online, quando satisfeito com a experiência digital, torna-se um divulgador da marca. Ele indica e defende o produto para familiares e amigos. O contrário também ocorre – em caso de uma decepção com a compra, o cliente pode maximizar a sua insatisfação na rede.
* As mulheres dominam o mercado de compras online * As classes A e B são predominantes no consumo online, com uma faixa etária de 14 a 34 anos. *62 % dos compradores online buscam indicações nas Redes Sociais e sites de Buscas antes de comprar *83% dos usuários que procuram informações confiam na opinião dos outros consumidores

Fonte – Pesquisa realizada pelo Google na América Latina

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Ao avaliar o novo perfil do comprador online, fica clara a necessidade de estimular esse consumo de maneira atrativa, inteligente e eficaz. O processo de persuasão deve fomentar o interesse em determinado produto ou serviço. Gerar o desejo, induzir à necessidade e trabalhar em cima de sonhos e dores da sua audiência.
O Marketing de Conteúdo vai ao encontro das necessidades de mercado, de estimular o consumo de maneira subjetiva, emocional e assertiva. Cada vez mais os consumidores online buscam informações que embases e assegurem que aquela compra será algo positivo, o que reforça uma grande tendência de Blogs e sites informativos com conteúdo personalizado para o público alvo – uma maneira de se conectar com as dúvidas, anseios, receios e desconfianças dessas pessoas e, a partir desse bom relacionamento, a possibilidade de “encantá-lo” e fazê-lo avançar nas etapas do funil de compra.

E você? Está preparado para falar diretamente com esse novo perfil de comprador online? Você sabe exatamente para quem deve direcionar o seu conteúdo, para que ele seja capaz de converter mais vendas?