Qual a melhor maneira de divulgar o seu ecommerce?

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Deseja melhorar o desempenho da sua loja virtual? Descubra como a divulgação impacta diretamente nos resultados do seu negócio e como torná-la mais eficiente.
A pesquisa E-commerce Trends 2017 revelou diversos benchmarks sobre o setor, entre eles, os principais desafios enfrentados pelos negócios da área.
De acordo com o estudo, os principais empecilhos apontados pelos profissionais de e-commerces foram aumentar a taxa de conversão (68,9%), o volume de vendas (68,6%) e o tráfego do site (46,3%).
Para solucionar esses obstáculos uma estratégia que pode ser colocada em prática é investir em uma boa divulgação do seu negócio.
Ficou curioso para saber como divulgar o seu ecommerce? Leia este post até o final e aprenda como tornar a estratégia de divulgação do seu e-commerce ainda mais eficiente.

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Por que divulgar o seu e-commerce?

De nada adianta criar o site de sua loja virtual, escolher o servidor e plataforma, planejar o esquema de cobrança, gerenciar o estoque e oferecer um atendimento excelente se você não faz a promoção do seu negócio.
A divulgação é uma das estratégias mais importantes e que impacta diretamente no sucesso do seu e-commerce.

Ela é a responsável por atrair visitantes para o seu site, despertar o interesse de compra em potenciais clientes, além de contribuir para o processo de fidelização.
Porém, para que ela alcance os resultados desejados é importante analisar as especificidades de cada canal escolhido para a divulgação. Saber quais a sua persona utiliza mais e os seus interesses são formas de otimizar a promoção da sua loja virtual.

Como fazer uma divulgação de forma eficiente?

Diferente do Marketing tradicional, também conhecido como Outbound, o Inbound Marketing se baseia na criação de conteúdos voltados para um público específico, visando conquistar o interesse e ganhar permissão para poder comunicar de uma forma direta.
Isso quer dizer que por meio de estratégias de Marketing, empresas que praticam o Inbound buscam atrair o interesse das pessoas para, assim, poder convertê-las em clientes.
Dessa forma, não há necessidade de interrompê-las e correr o risco de se tornar indesejado.
No caso dos e-commerces que praticam o Inbound Marketing, um erro muito comum é concentrar a promoção na produção de conteúdos específicos e esquecer a elaboração de conteúdos que se relacionam à esses produtos.
A produção de conteúdo abrangente e que faça parte do universo do seu produto é essencial, pois informa a persona e aumenta o interesse dela. Além disso, a chance de alguém encontrar sua loja virtual nos motores de busca é bem maior
Por exemplo, muitas lojas virtuais na hora de decidir as palavras-chave que vão utilizar buscam por aquelas que descrevam o produto que oferecem.
Escolher algo como “tênis esportivo para corrida masculino nike” ou termos ainda mais específicos limitam as chances do seu e-commerce ser encontrado.
Já a escolha por palavras-chave mais genéricas referentes a hábitos em vez de produtos, como “corrida esportiva”, faz com que o conteúdo atenda mais buscas, alcançando assim mais pessoas. Assim, é possível divulgar mais opções de produtos comercializados em sua loja.
Claro que quem busca por uma palavra-chave específica tem mais chances de realmente querer esse produto e, consequentemente, consumi-lo.
Por isso, o melhor caminho é investir em ambos os termos para conquistar mais visitantes e criar mais oportunidades de negócio.

Onde divulgar?


Para as lojas virtuais que adotam o Marketing de Conteúdo uma das formas de divulgação possíveis é por meio do blog.
Cerca de 43,2% dos e-commerces apresentam um blog, e isso é útil para: atrair tráfego para a loja online; convencer o visitante da compra; aumentar o reconhecimento de seu negócio; ganhar a confiança dos usuários.

Além disso, com ele, as lojas virtuais conseguem alcançar 3 vezes mais visitas e 2,5 vezes mais clientes do que aquelas que não possuem blog. Já em relação a frequência de publicações, quem publica conteúdos diariamente conquista um maior número de visitantes.
Para se ter uma ideia, quando comparamos com as demais frequências, a publicação diária se destaca ao alcançar:
5,5 vezes mais clientes do que a semanal;
31,4 vezes mais clientes do que a quinzenal;
2,8 vezes mais clientes do que a mensal;
22,2 vezes mais clientes do que a que não segue uma periodicidade fixa.

Lembre-se que existem outras infinitas possibilidades de divulgação que você pode usar e combinar com uso do blog, como por exemplo, disparo de email marketing, publicações nas redes sociais, adoção da estratégia de remarketing e investimento em mídias pagas.

Quando iniciar a divulgação do e-commerce?
Para quando você precisa de clientes? Para ontem! Acertei?
Por isso, a divulgação do seu e-commerce deve começar no instante em que ele foi criado. E, claro, continuar sem interrupções.
Em alguns momentos, como em datas comemorativas, você pode aproveitar para impulsionar a promoção e usufruir do momento propício de compra para aumentar as vendas do seu negócio.